Pesquise Preços de Medicamentos e Compre Online Pagina Principal Notícias e novidades ABC da Saúde Contato Adicione este site aos seus favoritos
Pesquisar

Ouro no tratamento Câncer
 
Publicada em 06/05/2010 16h37

A cura vem do ouro

Estudos realizados nos EUA extraem nanopartículas do metal, consideradas promissoras para detectar e até tratar de casos de câncer de próstata, mama e pulmão. Injetadas no corpo, fornecem a localização exata dos tumores

Desde o Antigo Egito, alquimistas procuravam transmutar em ouro partículas de metais menos nobres, para obter o “elixir da vida”, um remédio que curaria todas as doenças e garantiria a imortalidade. A pedra filosofal, da qual se extrairia todo o conhecimento científico, nunca foi encontrada. Hoje, entretanto, a medicina mostra que, de fato, no ouro pode estar a cura para uma das doenças que mais matam em todo o mundo: o câncer.

Pesquisas desenvolvidas nos Estados Unidos conseguiram obter do ouro nanopartículas(1) promissoras para a detecção e o tratamento do câncer. A mais recente, publicada no fim de abril no periódico da Academia Nacional de Ciências, mostrou que, dentro do organismo, as estruturas são capazes de se ligar a um receptor específico das células que formam os tumores de próstata, mama e pulmão.

“Quando são injetadas no corpo, as nanopartículas conseguem encontrar o receptor cancerígeno do peptídeo liberador de gastrina (GRP, sigla em inglês). Isso permite encontrar precisamente o local onde está o tumor”, disse ao Correio um dos autores do estudo, o radiologista Kattesh Katti. “Consequentemente, as propriedades radioterapêuticas dessas minúsculas estruturas são enormes. Elas fornecem a localização precisa do tumor, ajudando na detecção precoce e no tratamento do câncer”, afirma.

Os peptídeos são moléculas formadas pela ligação de aminoácidos. Já a gastrina é um hormônio produzido pelo organismo. Pesquisas têm mostrado que a presença abundante do peptídeo liberador da gastrina (GRP) é um fator de proliferação das células neoplásicas e, consequentemente, da progressão do câncer. Como são moléculas muito específicas, a ciência busca nas terapias-alvo uma forma de identificar e combater o receptor do GRP. Já foi provado que a superdosagem desse receptor está relacionada aos cânceres de próstata, mama e pulmão.


Menos danos

Com as nanopartículas obtidas do ouro, um dos benefícios para os pacientes seria um tratamento mais efetivo, com menos efeitos colaterais. Já que os receptores do GRP podem ser facilmente localizados por essas microestruturas, quando submetido à radioterapia, o organismo da vítima do câncer ficaria menos exposto, pois seria possível focar o medicamento apenas nas células doentes.

“O desenvolvimento das nanopartículas de ouro específicas para o receptor do GRP é um passo crítico e significativo em direção à utilidade dessas estruturas para o tratamento de vários tipos de câncer e para o aprimoramento do diagnóstico por imagem”, aposta Sanij Sam Gambhir, diretor do Programa de Imagem Molecular da Stanford University. Ele foi convidado pelo periódico da Academia Nacional de Ciências para comentar o trabalho de Katti, que há cinco anos vinha pesquisando o desenvolvimento de uma terapia-alvo baseada em nanopartículas de ouro.

Segundo o médico Raghuraman Kannan, coautor do estudo, a descoberta “representa uma oportunidade realista para uma nova abordagem clínica”. “Não apenas no que diz respeito às tecnologias de diagnóstico para a detecção em estágio inicial, mas também para o tratamento de tumores na próstata, nas mamas, e de pequenas células do câncer de pulmão.” Juntos, Kannan e Katti já desenvolveram uma biblioteca de mais de 85 nanopartículas usadas para o diagnóstico molecular e o tratamento de doenças.

Outro estudo recente, publicado em março na edição on-line do jornal especializado Nanotecnologia, mostrou que as nanopartículas de ouro também podem atuar na detecção e na morte das células que causam o câncer colorretal. Para matar o tumor, as microssubstâncias, que se fixam nas moléculas cancerígenas, recebem uma descarga de raio infravermelho. A radiação do laser é absorvida pelo ouro, que esquenta. Como a nanopartícula está grudada na célula do tumor, esse calor passa para ela, que morre imediatamente.

“Essa é a tão chamada terapia inteligente. Para ser uma terapia inteligente, o tratamento tem de atingir seu alvo, possuir habilidades para se ativar somente quando encontra esse alvo e, então, conseguir matá-lo. Nesse caso, matar apenas as células do câncer”, explicou ao Correio Carl Batt, que liderou a pesquisa custeada pelo Instituto Ludwig de Pesquisas sobre o Câncer. O objetivo do trabalho é melhorar a tecnologia para que seja possível usar o tratamento em testes clínicos, realizados em humanos. “Se conseguirmos clinicamente exterminar apenas as células cancerígenas, aquelas que estão ao seu redor, mas são saudáveis, não serão afetadas”, sustenta, no estudo, o principal autor da pesquisa, Dickson Kirui. Segundo Batt, o ouro é um metal ideal para as terapias inteligentes porque é biocompatível, inerte e relativamente fácil de ser quimicamente alterado.

Ao mudar o tamanho e o formato das partículas desse material, é possível fazer com que elas respondam a diferentes ondas de energia. O calor que emana do ouro, quando ativado por raio laser, é apenas alguns graus acima da temperatura normal do corpo, o suficiente para matar as células cancerígenas sem prejudicar o restante do organismo.


Desafio

Uma das dificuldades no uso das nanopartículas de ouro no combate às células que produzem os tumores malignos é quando o câncer está localizado em partes do corpo que a luz do laser não consegue atingir, como a garganta. Porém, de acordo com cientistas do Instituto de Tecnologia da Universidade de Geórgia, nos Estados Unidos, o desafio está perto de ser solucionado.

“Desenvolvemos um sistema que pode matar as células ativando calor nas nanopartículas do ouro. Mas e se o câncer está em um local onde não conseguimos chegar com o laser? Para resolver esse problema, associamos o ouro a um composto químico que, quando grudado ao núcleo da célula cancerígena, faz com que ela pare de se dividir”, disse, em artigo publicado no periódico especializado Jornal da Associação Americana de Química, Mostafa El-Sayed, diretor do Laboratório de Laser da faculdade. De acordo com ele, isso é suficiente para matar o tumor.

“No câncer, o núcleo divide-se muito mais rápido do que em uma célula normal. Então, se pudermos impedir que ocorra essa divisão, podemos parar o desenvolvimento do tumor”, explicou. A equipe de El-Sayed testou a técnica em células retiradas da orelha, do nariz e da garganta de pacientes que têm câncer. Assim como nas demais pesquisas, as nanopartículas de ouro conseguiram matar apenas as células cancerígenas, sem afetar as saudáveis.
 

1 - Sem consenso

De acordo com o Laboratório de Estudo do Estado Sólido da Universidade de Campinas, não há um consenso internacional sobre o que são as nanopartículas. Porém, pode-se considerar como tal as substâncias menores que 100 nanômetros, unidade que corresponde a um milionésimo de milímetro.

Ao serem obtidas de um determinado material sólido, elas ganham propriedades físicas, químicas e mecânicas diferentes da substância de origem.


Fonte:  Correio Braziliense   Jornalista: Paloma Oliveto



27/12/2022 - Prevenindo a obesidade infantil por meio dos hábitos saudáveis    
15/11/2021 - Novidades tecnológicas auxiliam tratamento do câncer de próstata    
15/11/2021 - Diabetes cresce na pandemia e mata 6,7 milhões só em 2021    
06/05/2021 - COVID-19 - principais perguntas & respostas sobre vacina Pfizer e Biontech    
06/05/2021 - Bula completa da vacina contra Coronavirus Covid 19 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz    
10/04/2021 - Quanto tempo dura a proteção das vacinas contra a Covid-19?    
27/01/2021 - Após contrair Covid-19, homem tem redução de câncer em estágio avançado    
02/09/2020 - Cura espontânea do HIV é identificada em paciente de 66 anos nos EUA    
15/08/2020 - Implicações do fumo (tabagismo) e o Novo Coronavírus COVID19    
15/08/2020 - Ivermectina funciona ou não funciona no tratamento contra o Novo Coronavírus COVID19?    
03/08/2020 - 03 de agosto de 2020 - Painel Coronavírus no Brasil    
03/08/2020 - Oito alimentos termogênicos que são aliados da dieta low carb    
30/07/2020 - 30 de julho de 2020 - Coronavírus: Números de casos da Covid19 no Brasil e no Mundo    
29/07/2020 - 29 de julho de 2020 - Coronavírus: Rússia acelera processo e promete vacina para agosto    
23/07/2020 - 23 de julho de 2020 - Número de casos COVID19 - Novo Coronavírus    
22/07/2020 - 22 de julho de 2020: Número de casos do Coronavírus    
20/07/2020 - Brasil tem 77% das mortes de gestantes e puérperas por Covid-19 registradas no mundo, diz estudo    
07/07/2020 - Bolsonaro diz que seu exame para Covid-19 deu positivo    
30/06/2020 - Como emagrecer na quarentena? Qual é a melhor dieta nesse momento?    
30/06/2020 - Coronavírus: por que a OMS diz que o pior da pandemia de Covid-19 ainda está por vir    
29/06/2020 - Coronavírus: vacina contra a Covid-19, todos os detalhes sobre o imunizante que será produzido no Brasil    
16/06/2020 - Coronavirus: Dexametasona pode salvar vidas de pacientes de covid-19, diz estudo    
13/06/2020 - Quais os benefícios de comer 4 dentes de alho por dia?    
01/06/2020 - Oito sintomas de deficiência de Vitamina C    
01/06/2020 - Em tempos de distanciamento social, como cortar o cabelo sozinha em casa    
22/05/2020 - Vem da China uma nova vacina que aumenta a proteção contra coronavírus    
15/05/2020 - Coronavírus: GILEAD barra acesso do Brasil a genérico do Remdesivir que custa R$ 2,6 mil a dose    
15/05/2020 - Conheça o teste para detecção do Coronavirus COVID-19 IgG/IgM Test    
14/05/2020 - Vacina do coronavírus pode ficar pronta em setembro, dizem Pfizer e Universidade de Nova York    
12/05/2020 - Coquetel de remédios desenvolvido em Hong Kong elimina o Coronavirus    
08/05/2020 - Perda de peso: Dieta Bridget Jones durante a quarentena    
08/05/2020 - Madonna com Covid-19    
05/05/2020 - Prefeito Kalil está apavorado sobre ocupação de leitos em BH durante pandemia de coronavírus    
27/04/2020 - Anvisa discute liberar aplicação de teste rápido para covid-19 em farmácias    
27/03/2020 - Cloroquina poderá ser usada em casos graves do coronavírus    
19/03/2020 - Gilead remdesivir em testes contra o COVID-19, o novo Coronavírus    
19/03/2020 - Presidente Trump pressiona agência para acelerar liberação de remédios com potencial para tratar coronavírus    
18/03/2020 - Coronavírus: já existe uma vacina para curar a doença?    
16/03/2020 - Ibuprofeno e coronavírus: veja por que especialistas não recomendam substância para combater Covid-19    
12/03/2020 - Hipersexualidade pode ter origem genética, segundo pesquisa    
12/03/2020 - O que é a libido e por que ela varia ao longo da vida    
27/02/2020 - Intolerância à lactose    
23/02/2020 - Inteligência artificial descobre antibiótico que mata superbactérias    
21/02/2020 - Raia Drogasil apresenta lucro no 4° trimestre 2019    
15/02/2020 - Dia D de vacinação contra o sarampo    
10/02/2020 - DISMENORRÉIA OU CÓLICA MENSTRUAL    
05/02/2020 - Dash: aprenda dieta que controla a hipertensão e pode emagrecer    
03/02/2020 - Busca por vacina contra HIV continua após fracasso do último teste    
29/01/2020 - Dieta fácil e barata para secar 5 quilos em 15 dias    
29/01/2020 - Exame descarta coronavírus em menina brasileira internada nas Filipinas    
21/01/2020 - Tudo sobre o Coronavírus    
21/01/2020 - Tudo que você precisa saber para começar uma atividade física    
13/01/2020 - Insuficiência cardíaca relacionada à gravidez associada a um maior risco de câncer    
13/01/2020 - Peritos analisam amostras de cerveja suspeita de contaminação em Minas Gerais    
06/01/2020 - Cuidados com a pele das crianças no verão    
06/01/2020 - Dor nas costas: cinco dicas para aliviar o desconforto    
13/12/2019 - Cinco receitas de sucos para baixar os Triglicerídeos    
09/12/2019 - Estou com corrimento vaginal. O que pode ser? Quais os tipos?    
03/12/2019 - Obesidade e Hipertensão – Estar acima do peso causa pressão alta?    
03/12/2019 - Formigamento no couro cabeludo – O que pode ser e o que fazer    
03/12/2019 - Qual a melhor vitamina de todas?    
21/11/2019 - Como tomar suplementos alimentares para melhorar os resultados da academia    
21/11/2019 - Dieta perder gordura e ganhar músculo ao mesmo tempo    
21/11/2019 - Dieta para secar e perder barriga    
16/11/2019 - A estranha criatura mexicana que se regenera sozinha e pode desvendar chave de imunidade ao câncer    
16/11/2019 - Tratamento que elimina 100% do vitiligo    
08/11/2019 - 6 remédios caseiros e naturais para combater as hemorroidas    
08/11/2019 - Cuidado com os riscos em transplante capilar na Turquia    
28/10/2019 - Cuidados ginecológicos de rotina    
23/10/2019 - "Boné" de combate à calvície vai ser testado em humanos    
21/10/2019 - O que a menopausa realmente provoca no seu corpo    
21/10/2019 - O projeto do primeiro útero artificial, que poderá salvar bebês prematuros    
11/10/2019 - Brasileiro com câncer terminal terá alta após terapia genética pioneira obter sucesso pela 1ª vez na América Latina    
10/10/2019 - Sobrepeso reduz em 3,3 anos a expectativa de vida dos brasileiros, diz OCDE    
05/10/2019 - Câncer de mama: sintomas, tratamentos, causas e prevenção    
05/10/2019 - Hipertensão (pressão alta): o que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção    
23/09/2019 - Segredo das famosas:Moderno sutiã invisível que levanta os seios    
23/09/2019 - O que é ansiedade?    
29/08/2019 - Varizes não são só um problema estético    
29/08/2019 - Como tratar a obesidade sem cair na gordofobia    
07/08/2019 - Semana Mundial de Amamentação no Rio traz alertas sobre dificuldades para amamentar e falta de apoio paterno    
30/07/2019 - Nove questões para entender por que injetar testosterona causa vício, problemas mentais e morte    
24/07/2019 - Ameaça do uso de cigarros eletrônicos    
24/07/2019 - ONU alerta sobre epidemia de obesidade na América Latina    
02/04/2019 - Vacina contra sarampo pode ser aplicada em adultos e crianças; entenda    
02/04/2019 - Funcionários de hospital em MG dançam forró para alegrar paciente com câncer    
20/02/2019 - Plataforma online de exames laboratoriais: HILAB    
05/02/2019 - TRATAMENTO DA ASMA - Symbicort Turbuhaler tem nova indicação terapêutica    
05/02/2019 - HEPATITE C - Harvoni tem uso ampliado para crianças    
05/02/2019 - Instabilidades no sistema Aqui Tem Farmácia Popular em todo o Brasil    
28/12/2018 - O melhor e o pior do jejum intermitente, a dieta que fez sucesso em 2018    
27/12/2018 - Anvisa aprova shampoo de café para tratamento de calvície    
27/12/2018 - Testes laboratoriais ganham espaço nas farmácias    
11/12/2018 - Em Minas Gerais, Mutari cria cosméticos a base de pequi    
05/12/2018 - 7 Dicas para vencer a ansiedade na hora de dormir    
26/11/2018 - Filtro solar em cápsula? Novidade garante maior proteção da pele    
26/11/2018 - Água micelar para o cabelo: tecnologia usada no rosto agora limpa os fios    
12/11/2018 - Pague Menos inaugura a loja de número 1000    
11/09/2018 - Dois médicos e um bilionário criam acesso a tratamento do câncer    
07/08/2018 - Tecnofer Pró: Baldacci apresenta suplemento à base de ferro    
17/07/2018 - Orientações sobre importação de Canabidiol    
17/07/2018 - Formas de Comer Menos e Emagrecer Sem Nem Perceber    
25/06/2018 - 4 dicas de ouro para emagrecer rápido e em casa    
25/06/2018 - Mulher faz descoberta assustadora após checar “nódulo” que se movia    
30/05/2018 - Mamografias poderão ser substituídas por uma pílula?    
30/05/2018 - Farmácias contabilizam prejuízos de R$ 90 milhões    
12/04/2018 - Secretaria de Estado de Saúde alerta sobre a síndrome mão-pé-boca    
05/04/2018 - Primeiro remédio 100% à base de canabidiol no mundo    
23/03/2018 - Drogaria Araujo completa 112 anos de olho em expansão    
21/03/2018 - PL autoriza supermercados a venderem medicamentos    
06/02/2018 - Anvisa aprova medicamento para tipo mais comum de câncer de mama    
25/01/2018 - Transplante de fezes é testado contra a obesidade    
16/01/2018 - Eurofarma traz novo antibiótico ao mercado latino    
05/01/2018 - Dietas Low-Carb: Guia Completo para Iniciantes    
18/12/2017 - Cientistas japoneses criam exame de urina capaz de detectar câncer    
12/12/2017 - Vem aí o primeiro remédio específico para enxaqueca    
12/12/2017 - Estudo reafirma risco maior de câncer de mama em mulheres que usam anticoncepcional hormonal    
27/11/2017 - Por falta de pagamento, laboratórios desistem de participar de licitações em Minas    
16/11/2017 - 7 mudanças que te ajudam a reduzir o peso    
09/11/2017 - Novo remédio tem sabor menta e garante causar ereção em 15 minutos    
27/09/2017 - Cientistas descobrem novo contraste de imagem para detectar câncer de mama    
25/09/2017 - Detectando tumores até com hálito do paciente    
25/09/2017 - Calibrando a mira na luta contra o câncer    
12/09/2017 - 'Obesos saudáveis' e 'magros doentes' têm maior risco de doença cardiovascular, diz estudo    
11/09/2017 - Esqueça todas as dietas: a moda agora é fazer jejum intermitente    
11/09/2017 - Dieta do Jejum Intermitente    
11/09/2017 - Caneta identifica tecidos com câncer em segundos    
22/08/2017 - Novo remédio para insuficiência cardíaca reduz mortes em 20%    
04/07/2017 - Teste rápido para HIV passa a ser vendido em farmácias do Brasil    
27/06/2017 - Remédios não são a única arma contra a obesidade    
20/06/2017 - Anvisa libera novo tratamento para pacientes com câncer de pulmão    
20/06/2017 - As condutas e incertezas no câncer de reto    
14/06/2017 - Pacientes com câncer incurável entram em remissão após terapia genética    
12/06/2017 - Nova técnica reduz a necessidade de cirurgia de coração    
09/05/2017 - Novo antidepressivo é mais barato, não engorda e nem diminui libido    
12/04/2017 - Esperma pode ser estratégia de tratamento contra o câncer    
12/04/2017 - Aprovado novo medicamento para câncer de pâncreas    
27/03/2017 - Anticoncepcionais podem reduzir o risco de câncer, diz estudo    
27/03/2017 - Lorcaserina (Belviq®). Novo medicamento para tratamento da obesidade é liberado para comercialização pela Anvisa    
22/03/2017 - 7 Dicas Simples Para Ficar Saudável e Perder Peso Rapidamente    
22/03/2017 - Capim invasor pode fornecer matéria-prima para medicamentos    
22/03/2017 - Nova droga para colesterol alto diminui o risco de infarto e AVC    
09/03/2017 - Afinal, o paracetamol P-500 está contaminado com o vírus machupo?    
23/02/2017 - Medicamento oral contra artrite reumatoide será fornecido pelo SUS    
23/02/2017 - Estudo abre caminho para melhorar tratamento de doença hepática gordurosa    
23/02/2017 - Fosfoetanolamina como “suplemento alimentar”, auxiliar tratamento câncer    
15/02/2017 - RemédioCerto ajuda mulher a planejar o uso de anticoncepcionais    
15/02/2017 - Anvisa autoriza medicamento à base de maconha para Alzheimer    
15/02/2017 - Pesquisadores tentam emplacar ‘pílula do câncer’ como suplemento    
07/02/2017 - Descoberta nova forma de detecção precoce de câncer no pâncreas    
30/01/2017 - Sobre medicamentos genéricos, testes do Fantástico    
16/01/2017 - Anvisa autoriza uso de novo medicamento para tratamento da obesidade no Brasil    
16/01/2017 - Justiça autoriza pais a plantar maconha em casa para tratar filhos    
12/01/2017 - Dispositivo inibe dor em lesões, vacinas e procedimento médicos    
12/01/2017 - Conheça os sintomas e tratamentos para a esofagite erosiva    
04/01/2017 - Anvisa suspende venda de lotes de remédios como Dipirona e Epocler    
29/12/2016 - Obesidade não tem tratamento único pois há diversos tipos, dizem médicos    
13/12/2016 - Levedura do pão e da cerveja pode ser alternativa para tratar leucemia infantil    
13/12/2016 - Universidade desenvolve tecnologia para diagnóstico precoce de câncer    
01/12/2016 - Antibiótico pode ajudar a evitar que Zika danifique o cérebro fetal, diz estudo    
10/11/2016 - Novo tratamento traz esperança ao bloquear proteínas que causam Alzheimer    
10/11/2016 - Medicamento é capaz de combater a hipertensão em sua origem    
10/11/2016 - Vyndaqel® (tafamidis meglumina). Aprovado novo medicamento para doença rara    
07/11/2016 - Testes de anticoncepcional masculino foram suspensos    
07/11/2016 - Novo remédio contra depressão que faz efeito em minutos    
10/10/2016 - As dez principais dúvidas sobre a pílula do dia seguinte    
06/10/2016 - Pílula do câncer é considerada droga segura após testes    
04/10/2016 - Suspenso temporariamente renovação de contratos Aqui Tem Farmácia Popular    
03/10/2016 - Rede de Farmácia Pague Menos em franca expansão em 2016 e perspectivas para 2017    
30/09/2016 - Anvisa suspende prazo para início da rastreabilidade de medicamentos    
30/09/2016 - Estudo demonstra que novo medicamento imuno-oncológico pode ajudar pacientes com câncer de pulmão a viverem mais    
26/09/2016 - Merthiolate é grande aliado no cuidado de pequenos ferimentos    
26/09/2016 - Zuckerberg e Priscilla Chan destinam US$ 3 bilhões para curar doenças    
12/09/2016 - Anvisa libera medicamento para perda da visão no SUS    
12/09/2016 - México começa a comercializar primeira vacina contra a dengue    
12/09/2016 - Dois lotes de antidepressivo da Blisfarma são proibidos    
12/09/2016 - Pague Menos chega a 900 lojas em todo Brasil    
14/07/2016 - Dores nas costas atingem 27 milhões de brasileiros    
01/06/2016 - SNGPC ANVISA. Nova regra para Ajuste de Inventário    
12/05/2016 - IBM cria molécula que pode ser a chave para acabar com diversos vírus    
11/05/2016 - Medley lança montelucaste    
26/04/2016 - Medicamentos biossimilares    
25/04/2016 - Vírus recém-descoberto provoca danos cerebrais em bebês. Parechovirus    
25/04/2016 - Crispr, técnica de edição do DNA que promete mudar o mundo    
31/03/2016 - Tamiflu - Remédio contra vírus H1N1 desaparece de farmácias paulistanas    
10/03/2016 - Interfarma estima em 12,5% o reajuste de medicamentos    
10/03/2016 - Nova técnica devolve visão a crianças com catarata congênita    
02/03/2016 - Anvisa suspende lotes de medicamentos fabricados irregularmente    
01/03/2016 - Medicamento para diabetes ganha versão para tratar obesidade    
25/02/2016 - Anti-inflamatórios pode evitar morte de vítimas de escorpiões    
18/02/2016 - Dengue: conhecer para combater!    
16/02/2016 - Medo do zika e falta de vacina geram corrida do ouro farmacêutica    
16/02/2016 - Medicina animal: Os bichos a serviço da saúde preventiva    
11/02/2016 - 40 tendências para o futuro da medicina    
11/02/2016 - Paracetamol na gravidez aumenta risco de bebê ter asma, diz estudo    
02/02/2016 - Receitas passarão a valer por 180 dias para remédios do programa Farmácia Popular    
29/01/2016 - Verão pode estimular redução da "barriguinha"    
29/01/2016 - Mães que usam paracetamol na gravidez podem diminuir a fertilidade de suas filhas    
29/01/2016 - Quinteto de ouro    
29/01/2016 - Esperança jogada fora    
21/01/2016 - Laboratórios ampliam em 20 vezes capacidade de testes de Zika    
19/01/2016 - Quer emagrecer? Chia: O Superalimento que manda a fome embora    
14/01/2016 - Médicos dão dicas para reduzir riscos em cirurgias plásticas    
14/01/2016 - Como lidar com a reação causada pela vacina no bebê?    
28/12/2015 - Síndrome rara ligada ao vírus zika avança no país    
28/12/2015 - Cientistas identificam pela primeira vez os ‘genes da inteligência’    
10/12/2015 - Anvisa irá liberar última fase de testes de vacina contra dengue    
10/12/2015 - BR Pharma vale R$ 44 milhões na bolsa    
10/12/2015 - Oito inimigos secretos do emagrecimento    
09/12/2015 - Dezembro Laranja alerta para o câncer de pele    
01/12/2015 - Expectativa de vida dos brasileiros sobe para 75,2 anos, diz IBGE    
13/11/2015 - BTG vende rede de drogarias e renegocia dívida da Brasil Pharma    
09/11/2015 - O preço do sedentarismo    
23/10/2015 - Vereadores aprovam pedido em favor da fosfoetanolamina    
19/10/2015 - Cérebro maior não é sinônimo de mais inteligência, diz estudo    
13/10/2015 - Quatro curiosidades sobre células-tronco    
24/09/2015 - Paraplégico caminha quatro metros com ajuda de 'leitor' da mente    
22/09/2015 - Água de berinjela e limão faz você emagrecer e perder barriga rapidamente    
22/09/2015 - Netfarma busca novo rumo para operação    
16/09/2015 - Médicos falam sobre doenças sexualmente transmissíveis    
08/09/2015 - Chá verde pode ajudar a turbinar a atividade cerebral    
01/09/2015 - Só idosos têm AVC? Sequela é para sempre? O que você sabe sobre a doença?    
28/08/2015 - Exame de sangue pode detectar retorno do câncer em pacientes que já foram tratados    
25/08/2015 - Estudo aponta: Droga que faz você ficar mais “inteligente” é segura    
25/08/2015 - Alimentação influencia na saúde auditiva    
24/08/2015 - Viagra feminino, pílula da discórdia    
30/07/2015 - 'Médicos fantasmas' do SUS são alvo de investigações    
21/07/2015 - Cerca de 3 mil pessoas com esclerose múltipla podem ter tratamento interrompido no SUS    
21/07/2015 - Sem medicação, jovem com HIV tem vírus sob controle há 12 anos    
20/07/2015 - Indústria tem maior culpa por epidemia de obesidade    
20/07/2015 - Consumo de açúcar precisa ser reduzido pela metade, dizem especialistas    
20/07/2015 - Teste identifica 'melhor maneira' de combater perda de memória    
14/07/2015 - Receita Federal reduz imposto para importação de medicamentos    
08/07/2015 - Avança projeto que cria novo prazo para sistema de rastreamento de medicamentos    
06/07/2015 - Teste de olfato para diagnosticar autismo    
06/07/2015 - Sífilis aumenta em 13 de 14 estados com dados disponíveis sobre doença    
18/05/2015 - Mudança no PIS/Cofins pode elevar em 6,18% preço de remédios, diz entidade    
06/05/2015 - Evite os sete maiores erros no combate à obesidade    
06/05/2015 - Asma: esclareça dúvidas sobre medicamentos que tratam a doença    
22/04/2015 - Estudante morre após tomar oito pílulas de dieta compradas pela internet    
29/01/2015 - Cientistas desvendam rejeição a implantes    
29/01/2015 - Com dica da filha, médico obtém sucesso em novo tratamento de combate ao câncer    
26/01/2015 - Bill Gates prevê desenvolvimento de ferramentas 'milagrosas' contra Aids até 2030    
26/01/2015 - Novos contraceptivos para homens prometem revolucionar controle de natalidade    
20/01/2015 - Praticar atividade física para turbinar o cerébro    
19/11/2014 - No Brasil, doente com infecção generalizada morre em 56% dos casos    
19/11/2014 - Butantã vai fazer soro contra o Ebola    
17/11/2014 - O remédio brasileiro contra a Aids    
30/10/2014 - Cientistas criam 'mini-estômagos' em laboratório para estudar doenças    
30/10/2014 - Medicamentos biológicos no tratamento da psoríase na Saúde Pública    
23/10/2014 - Médicos que ajudaram paralítico a andar com células nasais buscam pacientes    
29/09/2014 - Terapias individualizadas são as mais novas armas contra o câncer    
09/09/2014 - Anvisa proíbe distribuição e venda de produto alimentar infantil    
07/09/2014 - canabidiol - Medicamento a partir de maconha será liberado no Brasil    
07/09/2014 - Abuse dos sucos e perca até 3 quilos em 7 dias    
20/12/2013 - O País campeão no consumo de Rivotril: Brasil    
20/12/2013 - Novo medicamento cura 97% dos pacientes com Hepatite C    
10/12/2013 - Remédio será rastreado desde a produção    
04/11/2013 - Beneficios do suco verde    
30/09/2013 - Mitos e verdades sobre emagrecimento rápido    
11/08/2013 - Dieta para Emagrecer, Informações e Truques    
28/01/2013 - Ronco pode causar mais ataque cardíaco que fumo ou obesidade    
28/01/2013 - Hormônio da tireoide tem onda de consumo para emagrecimento    
28/01/2013 - Consumo de frutas e vegetais deixa jovens mais calmos e felizes    
22/01/2013 - A gripe que assusta os EUA    
05/12/2012 - Azeitona e azeite podem ser grandes aliados contra a diabetes    
25/10/2012 - Anvisa determina suspensão de lotes de diurético e produtos com ervas    
25/10/2012 - Esperança:Tratamento revolucionario contra AIDS    
16/10/2012 - Anvisa questiona projeto que quer a volta de emagrecedores    
16/10/2012 - Pfizer investe em Centrum contra o colesterol    
11/10/2012 - Infarmed aprova gel inovador no tratamento da psoríase    
10/10/2012 - Substância do vinho protege idosos de quedas    
10/10/2012 - Nova tecnologia detecta o risco da osteoporose a partir dos 4 anos de idade    
10/10/2012 - Anvisa assume competência para regular terapias    
25/09/2012 - SUS vai oferecer nova droga para hemofilia    
25/09/2012 - Venda do emagrecedor sibutramina cai 34,5%    
24/08/2012 - Pâncreas artificial é nova promessa para tratar diabetes    
24/08/2012 - Uso de antibióticos em bebês pode levar à obesidade, segundo estudo    
15/05/2012 - Dicas para evitar e cuidar das estrias    
25/04/2012 - NOVAS DROGAS CONTRA CÂNCER DE PRÓSTATA ENFRENTAM TUMOR AVANÇADO    
25/04/2012 - VITAMINA C AJUDA A REDUZIR PRESSÃO ARTERIAL, APONTA ESTUDO    
01/04/2012 - Mais pistas sobre o mapa cerebral do prazer feminino    
07/12/2011 - Soja pode ajudar no combate a obesidade    
01/11/2011 - Anvisa aprova Telaprevir    
11/08/2011 - Pesquisa testa colirio contra glaucoma para tratamento do vitiligo    
28/07/2011 - Distúrbio e Hormônio do Crescimento GH    
05/06/2011 - Resultados positivos com celula-tronco em paraplegico    
04/05/2011 - Ginastica para gestantes    
04/05/2011 - OS 30 REMÉDIOS ESSENCIAIS PARA SALVAR MÃES E BEBÊS    
20/04/2011 - Cuidados importantes com a higiene íntima feminina    
08/03/2011 - O óleo de Cártamo: anti-oxidante natural e auxilio no emagrecimento    
20/01/2011 - Intendis do Brasil    
17/01/2011 - Alimentos poderosos para retardar o envelhecimento    
14/01/2011 - Cha verde protege contra Alzheimer e cancer    
14/01/2011 - Cuba anuncia 1a vacina terapeutica contra cancer de pulmão    
27/12/2010 - A Cura do câncer    
21/12/2010 - Mediator pode ter causado milhares de mortes na França    
21/12/2010 - A Cura da AIDS    
20/12/2010 - Doença Coqueluche de volta    
17/12/2010 - O poder do vinho na saude    
16/12/2010 - Brasil produz medicamento contra colesterol    
16/12/2010 - Fumo associado a 1/3 de casos graves de artrite reumatoide    
08/12/2010 - Alimentos que dão vigor e aumentam o apetite e desempenho sexual    
03/12/2010 - Homem brasileiro está satisfeito com a vida sexual    
03/12/2010 - Alimentos com cor alaranjada traz vida longa    
03/12/2010 - Maçã vermelha por dentro, redlove. Nutrição e vitaminas.    
01/12/2010 - ESTUDO: Paracetamol x Alergias em crianças    
01/12/2010 - Tenofir, medicamento contra AIDS será produzido em MG    
23/11/2010 - Autorizado testes nos EUA com células-tronco embrionárias    
15/11/2010 - No futuro 70% das doenças NÃO serão infecciosas    
04/11/2010 - Novos estudos sobre fertilidade    
08/10/2010 - Maior chance de cura do cancer de mama inicial    
05/10/2010 - 10 dicas para a saúde sexual masculina    
05/10/2010 - Obesidade x Saúde sexual    
29/09/2010 - Linha de produtos Rennovee Solution    
09/09/2010 - O poder das farinhas    
04/09/2010 - Passo importante na luta contra AIDS    
30/08/2010 - Homens têm menos de três horas de orgasmos em sua vida    
29/08/2010 - UNESP cria curativo natural para osso    
29/08/2010 - Células tronco pode reverter cegueira    
29/08/2010 - O perigo nos alimentos industrializados    
29/08/2010 - O poderoso leite materno    
29/08/2010 - Em breve vacina contra febre reumática    
22/08/2010 - A berinjela ajuda a reduzir o colesterol - verdade ou mentira?    
22/08/2010 - Alimentação: Carnes brancas reduz risco cardíaco.    
07/08/2010 - Hepatite E detectada no Brasil    
07/08/2010 - Atenção na compra de medicamentos    
07/08/2010 - Pode haver ligacao entre bacterias intestinais a alergias, doenças estomacais e obesidade.    
14/07/2010 - Vitaminas B previnem Câncer de Pulmão    
14/07/2010 - Vitamina D pode diminuir risco de Mal de Parkinson    
14/07/2010 - O poder do AMARANTO    
09/07/2010 - PSORÍASE - Combate ao preconceito    
09/07/2010 - Avanço contra paraplegia    
09/07/2010 - Agrotóxico nos alimentos    
02/07/2010 - 10 super alimentos que ajudam a emagrecer    
18/06/2010 - Medicamento para reduzir barriga masculina    
18/06/2010 - Viagra feminino ainda não tem resultado satisfatório    
18/06/2010 - Pilula contraceptiva até 5 dias após relação sexual    
18/06/2010 - Detalhes da vacina ANTI AIDS desenvolvida no Brasil    
16/06/2010 - Tudo sobre gripe e refriados    
10/06/2010 - Doenças originadas pelo estresse    
04/06/2010 - Vacina p/ parar de fumar    
04/06/2010 - Vacina contra o câncer de mama    
04/06/2010 - Bronzeamento artificial aumenta risco de câncer em 75%    
03/06/2010 - Asepxia: tratamento de Cravos e Espinhas    
29/05/2010 - Diabetes. Preciso tomar remédios?    
12/05/2010 - Linhaça pode ser nova arma contra o câncer de ovário    
06/05/2010 - Artrite em qualquer idade    
06/05/2010 - Ouro no tratamento Câncer    
05/05/2010 - Verruga genital (DST)    
29/04/2010 - Tratamento para transtornos mentais    
29/04/2010 - Viagra Genérico mais barato    
29/04/2010 - Alerta sobre o H P V    
23/04/2010 - Mais de 5 milhões sofrem com Hérnia de disco    
23/04/2010 - Crianças gordas já tem risco maior de doenças cardíacas    
19/04/2010 - Mal de Parkinson pode ser confundido com outras doenças    
19/04/2010 - Impotência preocupa diabéticos    
19/04/2010 - Farmacia Popular disponibiliza remedio contra Gripe H1N1    
26/03/2010 - Novo medicamento contra tuberculose    
12/03/2010 - 12 curiosidades sobre Pedras nos Rins    
12/03/2010 - Hipertensão: Principal causa de diálise    
13/02/2010 - 40% dos casos de Cäncer poderiam ser evitados    
06/02/2010 - Câncer Ocular no Brasil é o dobro do registrado no EUA    
27/01/2010 - Dicas contra o estresse    
27/01/2010 - Alerta sobre a SIBUTRAMINA    
27/01/2010 - Mangabeira no combate a hipertensão    
22/01/2010 - Saúde e jovialidade para sua pele. IMEDEEN    
05/01/2010 - Pointts: Tratamento contra Verrugas    
02/01/2010 - O mais poderoso emagrecedor - Tesofensina    
28/12/2009 - INNEOV SOLAR e INNEOV FERMETÉ Inovação e tecnologia    
28/12/2009 - Ração Humana: Energia, vitalidade e emagrecer com saúde    
27/12/2009 - Celulite e estrias sem segredos    
25/12/2009 - Medicamento para tratar dependência de fumo e álcool    
25/12/2009 - Uva na prevenção da diabetes    
23/12/2009 - Cuidado com a dengue !    
18/12/2009 - Vacinacao contra gripe suina H1N1 no Brasil    
17/12/2009 - Barriga grande aumenta risco de impotência sexual    
13/12/2009 - Vacina contra HPV    
10/12/2009 - Dez dicas para evitar o câncer    
08/12/2009 - Café ajuda a prevenir câncer de próstata    
01/12/2009 - Redução de estômago para diabéticos tipo 2    
01/12/2009 - Casos de AIDS dobram em cidades pequenas    
01/12/2009 - Câncer no intestino cresce no Brasil    
25/11/2009 - Vacina contra Aids de grupo da USP é a primeira a mirar ‘trechos fixos’ do HIV    

O Ministério da Saúde adverte: Todo medicamento pode causar mal a saúde. Todas informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre médico e paciente.
Todas as decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, que levarão em consideração as características exclusivas de cada paciente. Não faça auto-medicação. Consulte o médico regularmente.
Desenvolvimento: qualitÉ! Tecnologia Encontre medicamentos e muito mais. Pesquise preços, compare e Compre online!
Preços de Medicamentos - ® 2010. Todos os direitos reservados.   Administração  Webmail
PÁGINA PRINCIPAL | QUEM SOMOS | NOTÍCIAS | ABC DA SAÚDE | CONTATO
[email protected]